Justiça concede liminar e Facebook terá que remover página falsa contra Hashioka

Decisão foi da Juíza de Direito Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira

Da Redação


Por decisão da Juíza de Direito Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, o perfil denominado “Japa Nunca Mais” precisa ser removido ou bloqueado pelo Facebook em um prazo máximo de 72 horas. Além disso, a empresa tem prazo de 5 dias úteis para fornecer o número do IP, data e hora de acesso à referida página, pelo seu usuário ou administrador, nos últimos 6 meses, tudo sob pena de multa diária no valor de R$ 2 mil, até o limite de R$ 10 mil, de responder por ato atentatório à dignidade da justiça (art. 77, IV, do Código de Processo Civil. A decisão atende a representação oferecida por Roberto Hashioka, vítima de ofensas por parte do referido perfil.

Leia também

|Pré-candidato a prefeito, Hashioka vai à Justiça para Facebook tirar página do ar 

“Destaque-se que as postagens apresentadas não revelam, a princípio, o exercício do livre direito à informação ou expressão, cujos limites não podem transbordar para qualquer tipo de ilícito. Há de se ressaltar que o ordenamento jurídico brasileiro não adotou o freedom of speech, cultura onde não há qualquer limite para a liberdade de expressão”, segundo a decisão judicial.

 

Esta decisão pode contribuir, de forma decisiva, para que a eleição municipal seja pautada por propostas e ideias, inibindo a “baixaria” e, principalmente, a utilização do expediente covarde de Fake News, se aproveitando do que pensam ser a impunidade na internet, para atacar adversário e destruir reputações. Com a recente aprovação do Marco Civil da Internet, pouco tempo atrás, a Justiça ganhou ferramentas e uma lei específica para crimes virtuais, mostrando que o cyber mundo não é terra de ninguém.

Cristiane Aparecida de Oliveira também pediu a designação de audiência de conciliação entre as partes envolvidas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!